Projeto Pedagógico

Através da brincadeira, a criança, atribui sentido ao seu mundo e apropria-se de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra.

“Crescer a Brincar”

O nosso Projeto Pedagógico foi desenvolvido por forma a dotar a escola de uma linha unificadora dos princípios pedagógicos que queremos desenvolver.

O Projeto Pedagógico da Saídos da Casca tem em conta os seguintes princípios orientadores:

A criança desenvolve-se brincando, experimentando, agindo diretamente sobre as coisas. Ela descobre, cria e resolve através da ação com o meio que a rodeia.

Cada criança é um ser único com ritmos, características e necessidades próprias que devem ser respeitadas;

A segurança afetiva da criança deve ser garantida através de um ambiente calmo, acolhedor, alegre e de uma boa relação afetiva com os adultos, para que ela se sinta segura e com vontade de se descobrir a si própria e ao mundo à sua volta;

O diálogo entre Pais, educadora e Auxiliar, permite conhecer e compreender melhor a criança.

  • Através da brincadeira, a criança, atribui sentido ao seu mundo e apropria-se de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra.

    É nas brincadeiras que ela adquire sentido para a sua vida.

    A partir deste tema, são desenvolvidos subtemas ao longo do ano, de acordo com a faixa etária de cada grupo e tendo sempre em mente que as crianças se apropriem deles através da brincadeira.

    As atividades desenvolvidas durante o ano, quer nas instalações da instituição, quer nas visitas realizadas na zona de Lisboa, são centradas na criança e é através da brincadeira que o seu desenvolvimento cognitivo e motor se potencia.

  • O contacto com a Natureza tem um papel de extrema importância na vida do ser humano.

    A Horta Pedagógica, apresenta-se como um espaço propício à descoberta e à aprendizagem, oferecendo à criança, a oportunidade de se ligar à Natureza, de fazer parte dela, de perceber que todos os seres têm o seu lugar e que todos temos um papel a desempenhar, promovendo, desta forma o cuidado e respeito pela Natureza.

  • Seguindo o mesmo fio condutor da Valência de Creche – “Crescer a Brincar” - continuará a ser o nosso princípio orientador.

    A brincadeira será ainda a base para o desenvolvimento de valores humanos como a solidariedade, o companheirismo, o respeito pelo outro ou a tolerância.

    Todo o trabalho desenvolvido e promovido será planificado também com base nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar

    O Projeto Curricular de Sala será construído com base nos interesses e necessidades do grupo, procurando promover o Desenvolvimento Global da Criança e o seu Processo de Socialização. Pretendemos despertar o sentido crítico, de cada criança, desenvolvendo experiências que lhes permitam realizar aprendizagens significativas e diversificadas, valorizando sempre o trabalho individual, de pares e coletivo.

    Porque acreditamos que a criança deve ser parte ativa na construção das temáticas abordadas, muitas atividades surgirão da iniciativa da criança, dando lugar à existência de Projetos. Cabe ao Educador integrá-los no seu Projeto Curricular e enriquecê-los, de forma a contribuírem para o Desenvolvimento da Criança.

E como será aplicado o ensino da língua inglesa no jardim de infância?

O Jardim de Infância contará com uma Educadora bilingue em articulação com o responsável pelo ensino de inglês na Saídos da Casca. Vamos assim promover, não só a curiosidade natural das crianças, mas também a constante interação oral, fundamental na sala de Jardim de Infância, relativamente à compreensão e domínio de vocabulário, à fluência da conversação e à pronúncia, num permanente contacto com a língua inglesa.